Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2017, 08h:09

Tamanho do texto A - A+

Dia Nacional do Músico é comemorado com evento na Praça Alencastro

Por: REDAÇÃO

O coreto da Praça da Alencastro, no centro de Cuiabá, será palco das comemorações do Dia do Músico, nesta quarta-feira (22.11), a partir das 16h. Com entrada gratuita, o evento reúne diversos músicos da capital e interior do Estado, em apresentações e roda de música e improvisos, tendo como fio condutor a conceitualidade musical.

 

Reprodução

FENDER

 

A inciativa é coordenada pelo Fender Clube, um grupo de mato-grossenses amantes de instrumentos da marca americana Fender, que tem como integrantes músicos amadores e profissionais. A confraria tem realizado diversos encontros com a intenção de unir a classe musical.

 

De acordo com o baixista Jeanbass, um dos organizadores, será um dia para comemorar com a comunidade, com as pessoas que estiverem passando pelo centro da cidade, e também para aproximar a classe artística.

 

Com cerca de cinco horas de duração, o evento conta com um repertório que percorrerá diversos estilos musicais e rico em ritmos e sonoridades.

 

“Serão apresentados de pop, rock, jazz, blues a MPB, entre outros. Mais de vinte músicos confirmaram presença, até o momento, mas o número de participantes deverá crescer ainda mais, já que o evento é aberto a todos os interessados” lembra Jean, destacando que a intenção é homenagear todos aqueles que se dedicam à arte da música.

 

Dedicação

 

Destaque na cena musical mato-grossense, Danilo Bareiro, membro do Fender Clube e organizador do evento, questiona sobre o que seria do mundo sem música e sem a manifestação da arte.

 

“Ser músico é estar apaixonado sempre, mesmo fora do palco. Quando me perguntam “e ai você ainda mexe com musica?”, minha resposta é que ela é que mexe comigo - de tal forma que passei anos estudando e ainda estudo todos os dias”.

 

Bareiro afirma que se orgulha de ser músico, em primeiro lugar, depois, de exercer a profissão de músico. “Tenho orgulho de ser educador musical, arranjador, compositor, cantor, guitarrista, diretor artístico e musical, produtor fonográfico, técnico de estúdio, ufa...e ainda arrumar tempo para ser marido, pai, irmão e filho. Quero mais 40 anos de muita música, afinal de contas, a vida de músico acaba quando acaba a música” enfatiza o artista, convidando a sociedade cuiabana a participar das comemorações alusivas à data.

 

Outro músico atuante no Estado de Mato Grosso, na estrada há mais de 20 anos, Cristoffer Moura, diz que o dia do músico deve ser lembrado com alegria e festividades, afinal, são os profissionais responsáveis por alegrar as pessoas em momentos de lazer.

 

“E não apenas por isso, já pararam para pensar na importância do músico?  Conseguem imaginar aquele filme de sucesso sem a trilha sonora? Já pensaram no natal sem as músicas típicas? Conseguem imaginar uma noiva subindo ao altar sem a trilha sonora perfeita? Já pensaram nas novelas sem os temas de abertura? E o louvor nas igrejas? Tudo isso é fruto de muito trabalho deles”, reconhece.

 

De acordo com ele, o tempo todo a sociedade se beneficia do trabalho do músico profissional, de forma, muitas vezes, gratuita. “Ouvimos rádio, acessarmos vídeos na internet, etc. Até o toque do celular foi desenvolvido por algum músico. Portanto, vamos comemorar esse dia tão especial com muita música!”, convida.

 

O Dia Nacional do Músico é celebrado em 22 de novembro, em homenagem à figura de Santa Cecília, considerada a padroeira dos músicos, de acordo com a tradição católica.

 

Serviço:

 

Evento em comemoração ao Dia do Músico

Data: 22/11/2017

Horário: A partir das 16h

Local: Praça Alencastro – Centro de Cuiabá

Entrada gratuita

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei - 1

Leia mais sobre este assunto