Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,15
euro R$ 5,51
libra R$ 5,51

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,15
euro R$ 5,51
libra R$ 5,51

Cidades Quinta-feira, 01 de Março de 2018, 15:15 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Quinta-feira, 01 de Março de 2018, 15h:15 - A | A

VEJA O VÍDEO

Paciente passa mais de 15 horas na UPA da Morada do Ouro a espera de atendimento

JESSICA BACHEGA

Pacientes que buscaram atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Morada do Ouro, nesta quarta-feira (28) esperaram por mais 15 horas por uma consulta. Uma das pacientes chegou até a unidade as 8h e saiu do local depois da meia noite. A prefeitura informa que a demora no atendimento é causada pelo grande número de pacientes e pelo tumulto causado na unidade.

 

Reprodução

upa morada do ouro

 

Conforme denúncia feita ao Hipernotícias, houve tumulto no local devido à longa espera e a Polícia Militar foi acionada para conter a confusão.

 

A denunciante Jessica Camargo conta que a mãe, Silvinha Pereira, chegou a UPA às 8 da manhã levada por uma amiga, pois a filha estava no trabalho e não podia acompanhá-la. A paciente se queixava de dores na coluna há alguns dias e nesta quarta-feira não conseguiu se levantar da cama sozinha, pois havia perdido o movimento das pernas temporariamente.

 

“Depois do trabalho eu fui ficar com minha mãe na UPA e ela ainda não tinha sido atendida. Passou por triagem cedo e esperou o dia todo por atendimento. Ela foi chamada para consulta por volta das 22 horas e nós só saímos da UPA depois da 1 da manhã”, relata.

 

A paciente Silvinha foi medicada e encaminhada para exame de sangue e raio x. Ela deveria retornar na unidade para saber o resultado nesta quinta-feira (01), porém não conseguiu retorno. A paciente, ainda com dores, foi até a UPA e lá foi informada que era para se dirigir até a Policlínica do Verdão, pois seria melhor atendida.

 

“Só deram remédio para dor para minha mãe. Não foi feito nenhum exame mais profundo para saber o que ela tinha. Além de nós, muitas outras pessoas passaram o dia na Upa. Estava lotado. Pessoas do lado de fora, de pé e ninguém nos disse o motivo da demora. Muita gente desistiu de esperar e foi embora, mas eles continuavam chamando. Depois eu soube que tinham dois clínicos e um pediatra na unidade para atender todo mundo”, conta.

 

A filha da paciente declara que um paciente indignado com a espera começou a falar mais alto, reclamando da situação e logo a Polícia Militar foi chamada para evitar que o homem causasse confusão na UPA.

 

Segundo Jessica, muita gente passou o dia todo no local e outras foram embora sem atendimento.

 

Outro lado

A assessoria da Prefeitura de Cuiabá foi procurada e encaminhou resposta do Diretor da Atenção Secundária, Flávio Souza, que disse que o atendimento na unidade está no "limite" e que os funcionários se sentiram acuados pelo tumulto causado pelos pacientes, ainda mais depois do tiroteio ocorrido em fevereiro. Ressalta ainda que muitas pessoas deixam de buscar os postos de saúde para se consultarem na UPA, que tem limite estrutural para atendimento. De acordo com Souza, nesta quarta-feira (28) foram feitos 859 procedimentos no local.

 

"É preciso conscientizar as pessoas que é preciso buscar a saúde, sim, mas  a maioria dos pacientes é de baixo risco e deve procurar as unidades básicas de saúde. A população cuiabana precisa entender essa divisão para poder buscar o atendimento de saúde adequadamente", afirma.

 

Veja vídeo

 

 

Leia também

Presos não serão mais atendidos na UPA da Morada do Ouro, define secretária

Atendimento a detentos deve ser reavaliado após tiroteio e tentativa de resgate em UPA

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Carlos Cunha 02/03/2018

É um descaso com os pacientes e nem a Coordenação da Upa Morada do Ouro sai de sua sala para dar explicaçõe da hiperlotação , esses cargos comissionados querem só receber, humanização cadê ? Me poupem só gente incompetente!!! Essa é a nossa Saúde , humanizadaaaa???? Estamos tristes e consternados com a nossa Upa Morada do Ouro, affiiii

positivo
0
negativo
0

rafael fernandes 02/03/2018

O mais engraçado é que esse Secretário joga a culpa na população.. Secretário, levanta a sua bunda da cadeira, e vá aos postos de saúde, veja a real situação... por exemplo, aqui no posto do cpa 4, tem um funcionário que trabalha quando quer, e o pior, os demais " passa o pano '' para ele.... te dou uma dica melhor, ele aplica vacina na unidade... agora secretário, levante a bunda, e vá verificar... nossa gestão, se salva alguns, o resto está um lixo.

positivo
0
negativo
0

Carlos Nunes 01/03/2018

E o nosso Hospital Central de Cuiabá, que tá parado na construção há mais de 30 anos? Não apareceu nenhum deputado pra dar uma cutucada nos diversos governadores que passaram...e pedir: Pelo amor de DEUS, Governador, toca a obra do Hospital, que tá morrendo gente. E morreu mesmo...morreram crianças, idosos, até por falta de vaga em UTI. Também SUS é só pra povão. Nenhuma autoridade (vereador, deputado estadual, federal, senador, governador) é cliente do SUS. Quando ficam doente, pegam um avião e vão pra um grande Centro tratar com especialista. Saúde SALVE-SE SE PUDER, irmã gêmea da Segurança SALVE-SE QUEM PUDER.

positivo
0
negativo
0

3 comentários

1 de 1

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros