Segunda-Feira, 16 de Abril de 2018, 11h:44

Tamanho do texto A - A+

Taques dá início a 13ª edição na Arena Pantanal

Por: LUIS VINICIUS

O governador Pedro Taques (PSDB) abriu na manhã desta segunda-feira (16), a 13ª Edição da Caravana da Transformação, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Os serviços de cidadania, como consultas e exames gratuitos ocorrem até o dia 10 de maio e além de Cuiabá e Várzea Grande, outras 11 cidades do Vale do Rio Cuiabá serão beneficiadas. A expectativa é que mais de 100 mil pessoas sejam atendidas.

 

Reprodução/Gcom

Caravana

 

“Hoje estamos dando a abertura da Caravana da Transformação do Vale do Rio Cuiabá. Por aqui passarão durante esse prazo, mais de 100 mil pessoas. A expectativa é de que 15 mil a 20 mil cirurgias de catarata e outros dois procedimentos. Atendimentos de cidadania também serão feitos aqui e nós agradecemos o apoio e a parceria dos municípios do Vale do Rio do Cuiabá”, disse o governador aos jornalistas na manhã desta segunda-feira.

 

O posto de atendimento está funcionando no Portão H, das 7h às 15h. Os atendimentos médicos gratuitos ocorrem nos dias 16 e 30 de abril, a partir das 5h. Com isso, o governador afirma que a Caravana da Transformação é um sucesso e que mais de 50 mil cirurgias já foram realizadas.

 

“A caravana, que está na sua 13ª edição, já passou por mais de 122 municípios e agora vamos chegar perto das 141 cidades, o que mostra o sucesso da Caravana da Transformação com mais de 50 mil cirurgias que já foram realizadas. Uma pessoa me perguntou hoje: ‘quanto tempo nós demoraríamos para fazer 50 mil cirurgias?’ Ai eu respondi, mais ou menos de 70 a 100 anos. Estas pessoas não poderiam esperar todo esse temp. Daí a importância da caravana. Gostaria de agradecer a parceria com a Prefeitura de Cuiabá, de Várzea Grande, Chapada dos Guimarães e todos os municípios do Vale do Rio Cuiabá”, completou o tucano.

 

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou que a caravana é um momento muito esperado pela população e que só foi possível graças a parceria entre os municípios e o governo do Estado.

 

“Esse é um momento muito esperado por Cuiabá. As nossas demandas da área da saúde são muito grandes. E esses atendimentos cirúrgicos são um grande anseio, especialmente da população mais carente e menos favorecida. Quando o governador me anunciou a vinda da caravana para cá e que precisaria do nosso apoio, não tive dúvida. Olha ai a estrutura e o resultado. Isso vai atender o coração de milhares de famílias cuiabanas que são carentes e que não tem condições de pagar uma consulta particular”, disse o prefeito de Cuiabá.

 

Já a prefeita de Várzea Lucimar (DEM) agradeceu o governador pela oportunidade dada à população várzea-grandesse de poder realizar cirurgias.

 

“A população de Várzea Grande se sente muito gratificada juntamente ao governador Pedro Taques por essa grande oportunidade que está dando a essa população tão trabalhadora. Parabéns governador. É isso que estamos fazendo, sempre tentando estar ao lado do nosso povo”, disse a prefeita aos jornalistas.

 

Para passar por consultas e exames oftalmológicos na Caravana da Transformação é necessário antes fazer a regulação. Para fazer a regulação, basta ter mais de 55 anos e apresentar um documento de identidade com foto, comprovante de endereço atualizado e o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O paciente realiza um pré-cadastro e já sai com o encaminhamento para a consulta na Caravana, com data e horário de atendimento.

 

Os pacientes submetidos à cirurgia de catarata recebem ainda o acompanhamento pós-operatório sem nenhum custo, com realização de consultas, exames e avaliações 24h, sete dias e trinta dias depois do procedimento cirúrgico.

 

Além dos moradores da capital e Várzea Grande, estão sendo gratificados moradores da cidade de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste, Nobres.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto