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Cidades Quinta-feira, 22 de Março de 2018, 15:45 - A | A

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Quinta-feira, 22 de Março de 2018, 15h:45 - A | A

PROBLEMA CRÔNICO

Usuários reclamam de atraso e precariedade em veículos da Linha 721, que liga o Pedra 90 ao CPA

JESSICA BACHEGA

Moradores do segundo bairro mais populoso de Cuiabá enfrentam grandes aborrecimentos para chegar ao trabalho utilizando a linha 721, que faz o itinerante Voluntários da Pátria (Pedra 90) ao Shopping Pantanal. O número de veículos disponíveis não supre a demanda de usuários, os veículos estão em mau estado de conservação e não há horário fixo para que passem nos pontos. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) afirma que irá providenciar melhorias na linha e que ela registra atrasos apenas em horário de pico.

 

Reprodução

ponto de onibus linha 721

 Usuário reclamam de atraso

Atendida pela empresa Pantanal Transportes, a linha 721 contempla moradores das imediações da Avenida das Torres, incluindo mais de 10 bairros. 

 

Os usuários reclamam que, na teoria, os veículos devem passar a cada 20 minutos nas paradas, porém há casos do trabalhadores esperar por mais de uma hora até a chegada do veículo. A falta de constância na passagem dos veículos gera grande transtorno pois os usuários acabam se atrasando para seus compromissos ou precisa sair de casa muito cedo para poder chegar a tempo ao destino. No final de semana esse período chega a duas horas de espera. 

 

“A gente chega no ponto por volta das 17h para pegar o ônibus das 17h10, mas ultimamente ele tem passado por volta das 17h40. Quando não quebra no caminho”, informou uma usuária que aguarda em um dos pontos do Bosque da Saúde.

 

Atrasados, alguns motoristas dirigem em alta velocidade colocando em risco a vida dos passageiros e demais motoristas. 

 

Na manhã dessa quinta-feira (22), uma moradora do bairro Pedra 90 machucou o braço quando, em alta velocidade, o motorista passou pelo desnível em uma ponte. 

 

“Pego esse ônibus todo dia e ele sempre atrasa. Para tentar chegar na hora, os motoristas correm muito. Eu machuquei meu braço porque, com o solavanco, bati na estrutura da janela”, disse a doméstica enquanto queixava-se de dor.

 

Indagado, um dos promotores de venda das passagens disse que não sabe o horário em que o veículo passa. Que antes das 06h30 ele passa nas paradas a cada 20 minutos, mas depois disso não sabe precisar aos usuários o cronograma de passagens.

 

A tarifa de ônibus custa R$ 3,85 e os ônibus da linha 721, assim como a maioria da grande Cuiabá, não tem ar condicionado, não passam na hora e sempre estão lotados. 

 

Questionados sobre a demorada e a melhoria na frota, a Secretaria de Mobilidade Urbana da Capital não respondeu sobre o assunto. 

 

Outro lado

Por meio de nota, a Semob lementou o acidente com a passageira e disse que fatos como este devem ser denunciados à ouvidoria da Pasta. Afirma também que está trabalhando para providenciar melhorias na linha e que atrasos ocorrem nos horários de pico.

 

Confira nota:

Todo acidente ou incidente que ocorra dentro de um veículo de transporte coletivo, deve ser prontamente atendido pelo motorista, chamando se for o caso a ajuda devida no momento. Problemas como o da senhora que se machucou no ônibus a Semob lamenta o ocorrido e pede para que casos como esse sejam denunciados pela a ouvidoria pelo número 0800 645 15 17 Assim a Semob entrará em contato com a empresa para prestarem os devidos atendimentos. Na última sexta-feira, o Secretário Antenor Figueiredo esteve reunido com os representantes das empresas de transporte coletivo para discutir as melhorias do transporte, entre as pautas foram as condições dos ônibus e os atrasos.

 

Quanto a linha 721 ela é a única que atravessa toda a extensão da Avenida das Torres, ela atende a região do Pedra 90, e não tem como direção a área central, que é a que chamamos de interbairro, saindo do Pedra 90 até o Shopping Pantanal, atendendo inclusive a Morada do Ouro. Hoje ela tem uma eficiência de 94% e os atrasos podem ocorrer nos horários de picos, nesse a Semob estará monitorando para constatar. Já a lotação nesses horários a Semob não aceita a superlotação e agentes estarão monitorando no início da semana que vem para averiguar a veracidade da denúncia.

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