O vereador Paulo Araújo (PP), integrante da base governista, disse ao HiperNotícias que o transporte coletivo de Cuiabá é o pior serviço público prestado pela prefeitura. Em entrevista durante a reunião do Partido Progressista (PP), na manhã desta terça-feira (9), o vereador afirmou que a estrutura dos ônibus são precárias e que é inadimissível coletivos sem ar-condicionado.
Alan Cosme/HiperNoticias

"Nós precisamos melhorar a estrutura dos ônibus de Cuiabá. Eu acredito que hoje o pior serviço realizado pela Prefeitura de Cuiabá é o transporte público. É um serviço que precisa melhorar e muito. Hoje nós não podemos admitir ônibus rodando sem ar-condicionado. É muito sofrido para a população e para quem está trabalhando, que é o caso dos motoristas. Se fosse um serviço de qualidade, acredito que a população até aceitaria um valor um pouco mais caro", dissse o vereador em entrevista ao HiperNotícias.
No dia 4 de janeiro, a tarifa do ônibus foi reajustada para R$ 3,85. O readequação de R$ 0,25 foi aprovada no fim do ano e a nova tarifa vigorou a partir da publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) na quarta-feira (3). A nova tarifa foi aprovada pelo Conselho da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), composto por 36 membros, dentre eles a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT); Câmara de Vereadores de Cuiabá e Sindicato dos Trabalhadores Ligados à Prestação de Transporte Coletivo Urbano (STETTCR), no dia 28 de dezembro.
"Eu penso que o preço possa ser reajustado, mas volto a dizer que os ônibus deveriam ter mais qualidade. A frota deveria ser trocada. Todos os políticos são unânimes em dizer isso. A estrutura é muito ruim, ela precisa melhorar. Se tiver um serviço de melhor qualidade, a população até entenderia, mas desde que seja melhorado. Com esses ônibus, a população não aceita o reajuste mesmo", criticou Paulo.
Sobre a Estação Alencastro, primeira estação de ônibus climatizada de Cuiabá, Araújo disse ser um bom projeto, mas que precisa de ajuste e ser desenvolvido nos bairros de Cuiabá.
"Sobre o ponto de ônibus climatizado e automatizado, penso que ele deve ser melhorado e deve obrigatoriamente ser levado aos bairros. Nós sofremos muito com o calor de Cuiabá, chuva e sol. Então, nós precisamos levar esse modelo de ponto de ônibus climatizado, ver o que precisa de ajustes nesta estação e levar para os bairros. Levar por exemplo, no Pedra 90, na região do CPA. Tem que ter um ambiente climatizado e automatizado".
Avaliação Emanuel Pinheiro
Questionado sobre a avaliação da gestão Emanuel Pinheiro, o vereador afirmou que a saúde e a educação melhoraram. No entanto, os serviços de infraestrutura precisam de um maior investimento.
"Na minha avaliação, no âmbito da saúde e educação, é uma gestão boa. Essas duas áreas, mesmo com todas as dificuldades políticas, a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro foi uma gestão positiva. Na questão do urbanismo, penso também que foi uma gestão positiva. Já na área política e comunicação, acho que o governo municipal tem que melhorar. Na aréa de infraestrutura, precisa de um planejamento melhor nas grandes obras, porque as pequenas estão sendo realizadas. Mas as grandes obras precisam avançar".
1 Comentários
hwitor - 14/01/2018
Verdads. Sou a favor d aymento d tarifa. Pq o que adianta pagar barato sem ar condicionado n calor de Cuiaba. Sou contra essa historia d deixar os precos baixos em tudo e aceitar ficar sem conforto. Cade o bem estar e conforto. Ate a populacao nao se gosta pq ficar brigando por tarifa baixa sem ar condicionado e muita burrice..a populacao e que deveria ser a 1a a dizer pago bem e deejo que colocar ar nos onibus. Larga dessa historia d tarifa baixa. So besteira isso nao traz bem estar algum.