Domingo, 14 de Julho de 2019, 08h:00

Tamanho do texto A - A+

Grupo realiza coleta de óleo de cozinha usado para ministrar palestras em escolas

Por: NATHANY GOMES

reprodu??o

teoria coleta


O grupo Teoria Verde realiza uma campanha em parceira com órgãos públicos e privados que servirão como pontos de coleta para o recebimento do óleo usado doados pela população, em alguns pontos da Capital. 

A arrecadação do material tem como objetivo a revenda para  empresa Biomavi e os valores arrecadados serão destinados para o custeio de palestras sobre educação ambiental em escolas públicas e privadas de Cuiabá, de forma gratuita. 

De acordo com o presidente do grupo Teoria Verde, Jean Peliciari, a ideia da campanha “Levo” é que as pessoas saibam as consequências geradas se  o óleo for descartado de forma incorreta no meio ambiente e os danos irreversíveis que ele pode causar.

“Esse projeto foi lançado na Semana do Meio Ambiente deste ano [entre 3 e 9 de junho], é um projeto constante, ele não tem fim. Toda arrecadação vai para ajudar em nossos projetos nas escolas. Nós estamos mudando uma cultura fazendo com que as pessoas separem o seu óleo e façam a destinação adequada”, completou. 

As palestras sem fins lucrativos têm como conteúdo mostrar as crianças e adolescentes que são responsáveis pelos lixos que produzem, realizando o descarte adequado, levando a informação, resultando na mudança de comportamento começando dentro de seus lares. 

A reciclagem do óleo de cozinha usado pode ser feita por meio da fabricação de sabão caseiro; produção de biodiesel e tinta, que posteriormente são revendidos no mercado. 

Impactos Ambientes

Ao ser descartado de forma incorreta, nas pias de cozinha, vasos sanitários, rios e lagos, o óleo de cozinha usado pode causar danos irreversíveis ao meio ambiente, como por exemplo, na terra, destruindo as vegetações, colaborando para os dramas das enchentes, na água, causa diminuição do oxigênio, alteração do ecossistema e exterminação de algumas espécies de vida aquática. 

Aos interessados em doar de forma voluntária, acesse o site e sabia mais sobre os pontos de coletas espalhados pela Capital. 

Avalie esta matéria: Gostei +3 | Não gostei

Leia mais sobre este assunto








Mais Comentadas