Sábado, 20 de Abril de 2024
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,20
euro R$ 5,54
libra R$ 5,54

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,20
euro R$ 5,54
libra R$ 5,54

Cidades Segunda-feira, 22 de Julho de 2019, 08:13 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Segunda-feira, 22 de Julho de 2019, 08h:13 - A | A

FORMAÇÃO

Seduc realiza formação com escolas plenas para tirar dúvidas sobre o novo Ensino Médio

A partir do ano letivo de 2020, as escolas-pilotos vão trabalhar a nova proposta curricular baseada na formação geral básica e o itinerário formativo

REDAÇÃO

Divulgação - FJJE-MT

Gestores na Escola Estadual Jos? de Mesquita

Gestores das escolas plenas atentos à formação, na EE José de Mesquita

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou na quinta-feira (18.07) uma formação para as sete escolas plenas de Cuiabá e Várzea Grande, que fazem parte do projeto-piloto do novo Ensino Médio. Na oportunidade, entre vários assuntos tratados, os gestores das escolas receberam orientação sobre o preenchimento da Proposta de Flexibilização Curricular (PFC) e participaram de uma oficina sobre os itinerários formativos.

Segundo o coordenador do Ensino Médio da Seduc, Isaltino Alves Barbosa, a PFC é um desenho de como a escola vai trabalhar a flexibilização do currículo no segundo semestre letivo de 2019. “Essa proposta é baseada no itinerário formativo, projeto de vida e protagonismo juvenil”, destaca.

A partir do ano letivo de 2020, as escolas-pilotos vão trabalhar a nova proposta curricular baseada na formação geral básica e o itinerário formativo.

“O itinerário é a possibilidade que o aluno tem de aprofundamento em uma área de conhecimento – linguagem, ciências da natureza, matemática, ciências humanas -  ou na formação técnica profissional”, explica Barbosa.

Os participantes receberam também o chamado “questionário de escuta”, que será preenchido pelos alunos. O documento elenca uma série de perguntas levando em consideração os interesses deles. Cada escola levou um formulário para o preenchimento dos estudantes. 

Para a coordenadora pedagógica Amanda Katielly Souza Silva, da Escola Estadual José de Mesquita, no bairro Porto, em Cuiabá, “o encontro foi uma oportunidade para debater, conversar, dialogar e tirar dúvidas sobre o novo Ensino Médio”.

A coordenadora pedagógica Silmara Dencate Santa Rosa, da EE Rafael Rueda, do Pedra 90, também em Cuiabá, tem o mesmo entendimento que a colega sobre a formação.

“Apesar de nossa escola já trabalhar o protagonismo juvenil, projeto de vida e disciplinas eletivas, ainda temos muitas dúvidas. Daí a importância de encontros como esses. A nossa expectativa sobre o novo Ensino Médio é grande”, ressalta.

Além das escolas José de Mesquita e Rafael Rueda, participaram também da formação as EE Plenas Cleinia Rosalina, João Panarotto, Antônio Epaminondas, Nilo Póvoas e Honório Rodrigues Amorim.

Nobres

Na quarta-feira (17.07), os técnicos da Seduc estiveram na EE Nilo Póvoas, localizada no município de Nobres (a 146 quilômetros a Médio-Norte), para a mesma formação aos professores que atuam nessa unidade.

Entre os presentes, o professor Marcelo Barbosa, que avaliou como proveitosa a formação. “Tivemos uma explanação de como irá funcionar, desde o planejamento e responsabilidades dentro da escola, até às horas-aulas para os novos itinerários propostos. Foi uma formação interessante, principalmente pelo fato de a Seduc ouvir o que o corpo docente têm a falar sobre a realidade atual e também para estreitar as informações”, assinala.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros