A presidente da Câmara de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), lamentou a operação que culminou no afastamento de dois parlamentares municipais. Chico 2000 (PL) e Sargento Joelson (PSB) são suspeitos de receber propina para facilitar a aprovação de projeto do então prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB). Embora admita que a investigação pese contra a imagem da Casa, Paula destacou que “cada vereador responde pelo próprio CPF”.
O legislativo municipal amanheceu fechado nesta terça-feira (29) com a entrada permitida apenas para pessoas autorizadas pelos policiais. A situação causou incômodo em vereadores e servidores que tiveram o acesso barrado. Paula reconheceu a situação constrangedora, mas evitou falar de eventuais excessos na operação.
Com relação aos vereadores investigados — que foram afastados das funções por ordem judicial — a presidente esclareceu que o futuro das cadeiras será decidido em reunião ainda nesta tarde. De acordo com Paula Calil, ainda é necessário se “inteirar” dos pormenores do processo para dar andamento aos trâmites internos.
Na Comissão de Ética, o presidente Eduardo Magalhães (Republicanos) não descarta agir de ofício. Contudo, também aguarda por informações oficiais. A cautela é para que os procedimentos adotados no âmbito da Câmara não sejam posteriormente questionados no Judiciário.
Na mesma linha de Magalhães, Paula também fez questão de ressaltar que os vereadores terão direito ao contraditório e ampla defesa.
CLIMA NO PL
A respeito do correligionário Chico 2000, Paula afirmou que ainda não houve conversa partidária sobre a situação dele.
Segundo ela, a tendência é de que Felipe Corrêa, primeiro suplente do PL, não assuma. Isso porque Corrêa está à frente da Pasta de Agricultura e Trabalho da prefeitura de Cuiabá e o prefeito Abílio Brunini, também do PL, teria sinalizado que não gostaria de abrir mão do gestor.
No entanto, segundo Paula, nem a conversa sobre a suplência, nem a conversa sobre o futuro de Chico 2000 no PL foram oficializadas com o presidente estadual do partido, Ananias Filho.
Assista:
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.