Retirado como direito por gestões passadas, o adicional de periculosidade da Guarda Municipal de Várzea Grande foi recriado e irá atender 100% da categoria. Durante o balanço de 100 dias à frente do Palácio Couto Magalhães, a prefeita Flávia Moretti (PL), disse que "corrigiu uma injustiça".
“O benefício foi tirado nas gestões passadas, mas estava sendo deferido via processos judiciais, com 50% dos guardas municipais já recebendo o direito e outros 50%, não. Se a justiça já homologou, deu o direito, por que não para todos?”, questionou a prefeita. A Lei Municipal Complementar n° 5389/2025 foi sancionada na terça-feira (15), por Moretti. Ela dispõe sobre a alteração do Estatuto da Guarda Municipal de Várzea Grande o qual acrescenta novamente o adicional de periculosidade.
O adicional será de 30% do vencimento base recebido pelos Guardas Municipais. “Este foi um presente que anunciei durante o aniversário de 25 anos da GM. Tenho muito orgulho dessa instituição, pois são fundamentais para a segurança pública do nosso município, além de orientar o trânsito e fazer diversas campanhas educativas para as crianças e para os munícipes de todas as idades”, destacou a prefeita.
Têm direito ao benefício os Guardas Municipais em qualquer classe da carreira, lotados na secretaria municipal responsável pela política de segurança pública do município, inclusive os que ocupam cargos integrantes da estrutura dessa secretaria, bem como os que desempenham atividades auxiliares, mas habitualmente são empregados na atividade fim.
O comandante da Guarda Municipal, Juliano Lemos, relatou que o benefício é uma forma de reconhecimento do trabalho executado. “Estamos nas ruas, seja na coordenação de trânsito, seja na proteção das escolas, das unidades de saúde, dos prédios públicos, do Departamento de Água e Esgoto, dentre outros. A Guarda Municipal está sendo reconhecida, parabenizo a prefeita e os vereadores pelo reconhecimento do nosso trabalho”, declarou Juliano.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.