A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Barboza Sampaio, disse ao HNT TV que espera a conclusão da auditoria nos contratos da pasta até dezembro de 2025. Segundo a secretária, o procedimento é necessário para diagnosticar a real situação das contas do Executivo após a gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), a qual ela criticou por ser marcada pelo superendividamento. A auditoria está sendo realizada pela Comissão Econômica nomeada pelo prefeito Abilio Brunini (PL).
"Por conta dessa má gestão, nós tivemos que levar um tempo para descobrir muito mais endividamentos do que sabíamos que existiam inicialmente. O que pretendemos é revisar todos esses contratos até o final deste ano. Quero iniciar 2026 sem nenhum contrato que não tenha sido revisado ou reformulado", afirmou Lúcia Helena.
O pente-fino nos contratos foi uma das medidas determinadas por Abilio nos primeiros 100 dias de governo para tentar remediar a falta de equilíbrio entre as despesas e as receitas do Alencastro. A folha de pagamento dos servidores da Saúde foi uma das que sofreram cortes. A estratégia de Abilio é acabar com a terceirização, fazendo contratações diretas. A meta era romper um contrato de R$ 19 milhões. Porém, pendências financeiras impediram o município, e um contrato simplificado foi pactuado, contemplando a redução de 15% nas despesas da pasta.
Nos hospitais e unidades de atenção primária, apenas os enfermeiros não são terceirizados. Médicos, vigilantes, auxiliares de limpeza e demais cargos da força de trabalho ainda são contratados por meio de empresas terceirizadas.
Em meio à discussão sobre o replanejamento da mão de obra, a Secretaria de Saúde tem feito convocações pontuais para reforçar o atendimento — uma medida emergencial adotada para tentar desafogar a demanda.
"O chamamento que estamos fazendo agora é de enfermeiros que prestaram concurso em algum momento na Secretaria", explicou Lúcia Helena.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.