A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti e o vice-prefeito Tião da Zaeli – ambos do PL - assinaram, nesta quarta-feira (23), o projeto de lei complementar que dispõe sobre a concessão de reajuste salarial de 6,27% no subsídio dos profissionais da educação municipal. A proposta será protocolada na Câmara Municipal nesta quinta-feira (24).
Ela conta que desde o início da gestão, a prefeitura tem mantido um diálogo "histórico e permanente" com o Sintep/VG, garantindo que todos os compromissos firmados sejam rigorosamente cumpridos. O projeto de lei é fruto desse diálogo e marca a consolidação de um canal de comunicação inédito com a categoria. Após todos os trâmites, o reajuste salarial terá efeito retroativo a abril de 2025.
A prefeita Flávia Moretti destacou a importância da valorização dos profissionais da educação: "É fundamental valorizar esses servidores, pois eles fazem atendimento direto com nossa população, ainda mais que é com nossas crianças, ou seja, o futuro do nosso município. Esses profissionais fazem o trabalho mais importante da sociedade. Este projeto não é só para os professores, mas para toda a educação do município."
Moretti também lembrou que alguns professores recebiam menos que o salário mínimo: "Estamos concedendo esta recomposição a esses servidores que estavam recebendo valores abaixo do salário mínimo, que é o piso nacional. Estudamos a melhor forma de conceder este reajuste até o salário mínimo e mais os 6,27%, para que eles possam ter mais qualidade de vida."
O vice-prefeito Tião da Zaeli reforçou o compromisso da gestão com os servidores: "Quem atende realmente aos munícipes são os servidores, e a educação atende às crianças, que são o futuro deste município. Fizemos um compromisso com o Sintep e estamos cumprindo rigorosamente."
O secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, professor Cleiton Marino Santana, também enfatizou a importância de todos os profissionais da área: "Cada servidor da educação é fundamental para prestarmos um serviço de qualidade, e é fundamental reconhecermos isso."
O presidente do Sintep/VG, Juscelino Dias de Moura, expressou a satisfação da categoria com a postura da nova gestão: "Estamos vendo que houve avanços em demandas antigas, de vários anos e de várias gestões. A gestão Flávia-Tião está fazendo a diferença, pois este avanço é inédito em nosso município. Não havia conversa com gestões anteriores. Todos estão admirados com sua postura de dialogar conosco, os servidores do município."
O presidente da Câmara Municipal, vereador Wanderley Cerqueira, garantiu o apoio do legislativo à valorização dos educadores: "Em nome da Câmara, posso dizer que apoiamos a valorização de todos os servidores. Os vereadores querem que cada um de vocês seja valorizado, pois vocês formam o cidadão. Vamos fazer o possível para aprovar esta lei o mais rápido que pudermos."
GUARDA MUNICIPAL
Em março de 2025, a prefeita Flávia Moretti também sancionou a Lei Municipal Complementar nº 5389/2025, que altera o Estatuto da Guarda Municipal de Várzea Grande e restabelece o adicional de periculosidade para a categoria. O adicional será de 30% do vencimento base dos guardas municipais.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.