A deputada estadual Janaina Riva (MDB) disse que a possível desfiliação dos deputados federais Emanuelzinho e Juarez Costa não fragiliza o partido. Riva explicou que siglas infladas com políticos com mandato acabam assustando candidatos com potencial de votos no período de formação de chapas. De acordo com Janaina, o MDB não irá perder pois estará livre de uma "chapa da morte", abrindo-se à oportunidade de inserir novos nomes no tabuleiro político.
"Fragiliza em qual aspecto? Porque você construir hoje uma chapa com dois deputados no mandato é mais difícil do que sem nenhum deputado. A chapa quando tem dois para você trazer pessoas com o intuito de serem eleitas, elas ficam com 10 pés atrás. Tipo assim: 'esses já estão no mandato, não vai dar para chegar e tudo mais'", falou Janaina Riva à imprensa.
Emanuelzinho foi convidado para migrar ao PSD, sigla presidida em Mato Grosso pelo ministro da Agricultura (Mapa), Carlos Fávaro. Já Juarez iria integrar o Republicanos, mesma agremiação do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), ventilado a concorrer ao governo nas eleições de 2026.
"Ele (Juarez Costa) disse que sairia sim, que iria para o Republicanos. Ele (Emanuelzinho) falou para a gente que não vai sair. Até agora falou que não vai sair. Mas a gente já falou isso outras vezes. Podem sair, os dois podem sair", disse Janaina.
Juarez tinha expectativa de encontrar o caminho livre para assumir a presidência do MDB em Mato Grosso quando o ex-deputado federal Carlos Bezerra confirmou sua aposentadoria do cargo. Porém, Janaina Riva decidiu pleitear a posição na executiva, rivalizando contra Juarez. Frustrado com a atitude de Riva, o deputado iniciou diálogo com o Republicanos. Janaina nega que haja "puxação de tapete", mas cobrou um posicionamento para que o MDB tenha tempo hábil para se reorganizar.
"O que a gente vai precisar, falando do partido, é que eles tenham uma definição, pelo menos até o final desse ano, com relação à vida de cada um. Não são inimigos do partido de jeito nenhum, mas o partido vai respeitar a decisão dos dois. Não vai ter puxação do tapete, nem incomodação para ficar dentro do partido. Então, eu acho que é uma oportunidade para a gente construir uma chapa nova dentro do partido", concluiu.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.