A procuradora da República Ludmila Bortoletto Monteiro, do Ministério Público Federal (MPF), instaurou procedimento administrativo para acompanhar as ações do Poder Público destinadas à construção e implantação de um Polo Base de Saúde Indígena na Aldeia Piaraçu, do povo Kayapó, no Parque Indígena do Xingu. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (15).
A medida foi tomada com base em denúncia que apontou possíveis irregularidades na instalação da unidade de saúde indígena. O MPF considera que o acompanhamento é necessário para garantir que os direitos das comunidades indígenas sejam respeitados e que as políticas públicas voltadas à saúde indígena sejam efetivamente implementadas.
O presidente Lula (PT) esteve no início do mês na aldeia Piaraçu, que fica na Terra Indígena Capoto-Jarina, onde mora o cacique Raoni Metuktire. Em sua visita, Lula reafirmou seu compromisso de garantir os direitos indígenas, demarcar terras, retirar invasores e a reconstrução da política indigenista.
A implantação de uma base de saúde no local é considerada estratégica para ampliar o acesso a serviços básicos de saúde e fortalecer a atenção primária nas comunidades da região.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.